História

A Sociedade Brasileira de Óleos e Gorduras (SBOG) foi criada no dia 20 de Setembro de 1993 em Campinas, SP, como resultado do trabalho do seu primeiro Presidente, o Professor Doutor Daniel Barrera-Arellano, pesquisador da UNICAMP. O Professor Daniel colocou em prática o projeto de unir os profissionais da área de Óleos e Gorduras no Brasil e colaborou durante todos estes vinte anos na consolidação da Sociedade, juntamente com os membros de cada Diretoria e dos Grupos de Trabalho. Ao final do seu primeiro mandato, despediu-se da Presidência da Sociedade com as palavras: “...Só um princípio regeu nossa atuação: a vontade férrea de contribuir na criação de uma sociedade de prestígio que venha a ser respeitada pelo seu trabalho honesto e desinteressado em prol de nossa área de atuação...”

Nos primeiros anos de atuação, a Metodologia Padrão Alemã, foi traduzida para o Português pela SBOG e amplamente divulgada no meio acadêmico e industrial.

Com o objetivo de difundir o seu trabalho, a SBOG se fez presente em eventos como a Food Ingredients, Fispal e Congressos da SBCTA.

Ainda marcou presença em reuniões relativas a atualização das normas de qualidade de óleos e gorduras junto a ANVISA – Agência Nacional de Vigilância Sanitária e o MAPA – Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Por inúmeras vezes os Grupos de Trabalho reuniram-se nas dependências do Instituto Adolfo Lutz-SP, empresa Fulmont-SP, ITAL e no Laboratório de Óleos e Gorduras na FEA-UNICAMP, Campinas – SP, para discutir temas relevantes da Sociedade.

Desde a sua fundação a Sociedade promove eventos com o objetivo de propiciar o intercâmbio de informações técnicos-científicas e fomentar a educação continuada. Nos eventos organizados são apresentadas as tecnologias e pesquisas mais recentes da área de Óleos e Gorduras, em conferências científicas e técnicas; workshops e exposições de produtos e serviços.

Os eventos representam uma excelente oportunidade para o setor produtivo e a comunidade científica ter contato com as tendências e inovações do setor.

Também estimula a troca de informações e o intercâmbio de diferentes setores industriais e da academia. Nossos eventos contam com a participação maciça de pesquisadores, técnicos e industriais do setor.

Em parceria com a ASAGA – Asociación Argentina de Grasas y Aceites – a SBOG distribui trimestralmente aos seus sócios a Revista Aceites y Grasas.

Ao longo dos anos, a SBOG adquiriu diversos livros da área de óleos e gorduras e atualmente nossa biblioteca dispões de mais de 100 volumes.

Uma parceria entre a SBOG, a sessão Latino-Americana da AOCS (American Oil Chemist’s Society) e a editora Blucher tornou possível o lançamento dos livros Temas Selectos em Aceites y Grasas: Volumen 1: Procesamiento (2009) e, em 2012 o Volumen 2: Química. Em breve será lançado o Volumen 3: Aplicaciones. A série (editada pelos professores Jane Mara Block e Daniel Barrera-Arellano, com a colaboração de dezenas de técnicos e pesquisadores da área), foi lançada em espanhol com o objetivo de disponibilizar este importante material para todo o mercado latino-americano.

A mesma parceria entre a SBOG e a sessão Latino-americana da AOCS propiciou o lançamento do Programa Pesquisa Empresa em nível de Mestrado. Foi concedida uma bolsa para o pesquisador Julio Cesar Rocha do Laboratório de Óleos e Gorduras da UNICAMP por um período de 24 meses, sendo o projeto coordenado pelo Prof. Dr. Daniel Barrera-Arellano.

Juntamente com a ASAGA - Asociación Argentina de Grasas y Aceites – e a Corchiga – Corporación Chilena de Aceites y Grasas - a SBOG tem participação ativa na Sessão Latino-americana de a AOCS.

Veja também

Filie-se

Veja as vantagens de ser associado da SBOG.


SBOG

Sociedade Brasileira de Óleos e Gordura

CNPJ: 73.974.073/0001-58
Universidade Federal de Santa Catarina

UFSC / CCA / CAL - Laboratório de Óleos e Gorduras
Rodovia Admar Gonzaga, nº 1.346 - Bairro Itacorubi
Florianópolis - SC - Brasil - CEP 88.034-001

SBOG