Premiações SBOG

PRÊMIO BUNGE-SBOG

A SBOG em parceria com a Bunge Brasil, premia os melhores trabalhos científicos apresentados nos eventos da SBOG. A concessão do prêmio tem como objetivo incentivar a pesquisa científica desenvolvida por profissionais e estudantes de áreas relacionadas à Tecnologia e Ciência de Óleos e Gorduras. A avaliação dos trabalhos é realizada por uma comissão científica que levará em conta a originalidade, atualidade do tema, metodologia empregada, aplicação dos resultados e apresentação.

A primeira edição do prêmio BUNGE-SBOG aconteceu no XII Congresso Latino-americano de Óleos e Gorduras, em 2007. Naquela ocasião o trabalho “Avaliação da atividade antioxidante de embalagens biodegradáveis contendo dendê”, dos autores Crisi, C.V.B.; Silva, L.T.; Nascimento, D.M., Dran, V.A.A.; Veiga-Santos, P. e Druzian, J.I., da Universidade Federal da Bahia, Salvador, recebeu o primeiro lugar.

A segunda edição ocorreu no V Simpósio Internacional: Tendências e Inovações em Tecnologia de Óleos e Gorduras, em 2010. O trabalho “Efeito da adição de emulsificante e óleo de soja para obtenção de gorduras estruturada low trans/low sat” de autoria de Maria Aliciane F. Domingues, Rita de Kássia A. Garcia, Fabiana R. Timofiecsyk, Daniele C. Maggiotto, Ana Paula B. Ribeiro, Chiu Chih Ming e Lireny A.G. Gonçalves, da UNICAMP, Campinas - São Paulo, recebeu o primeiro lugar.

A terceira edição ocorreu no evento comemorativo dos 20 anos da SBOG – Novos Horizontes para a ciência e tecnologia de óleos e gorduras, em 2013. O trabalho “Effect Of Diglyceride Addiction On Crystallization Properties Of Pure Triacylglycerols” de autoria de Roberta Claro da Silva; Fabiana Andreia Schäfer De Martini Soares; Jessica Mayumi Maruyama;Natalia Roque Dagostinho; Guilherme Calligaris; Ana Paula Bandan Ribeiro; Lisandro Pavie Cardoso e Luiz Antonio Gioielli, da USP- São Paulo, recebu o primeiro lugar.

A quarta edição ocorreu no evento Processamento de óleos e Gorduras, em 2015. O Trabalho "Incorporação de fitoesteróis livres como agentes estruturantes em bases lipídicas para aplicação em alimentos". De autoria de Kamila Ramponi Rodrigues de Godoi, Katrina de Cássia Correa, Monise Helen Masuchi e Ana Paula Banda Ribeiro, da UNICAMP, Campinas - SP, recebeu o primeiro lugar.

Prêmio BUNGE-SBOG - 1ª edição Prêmio BUNGE-SBOG - 1ª edição
Prêmio BUNGE-SBOG - 3ª edição Prêmio BUNGE-SBOG - 3ª edição
Prêmio BUNGE-SBOG - 4ª edição Prêmio BUNGE-SBOG - 4ª edição

PRÊMIO LEOPOLD HARTMAN

LEOPOLD HARTMAN polonês por nascimento, neozelandês, por naturalização, carioca por amor. Nasceu em 1904, na Polônia, faleceu em 2002, no Rio de Janeiro. Apresenta mais de 70 anos de trabalho na pesquisa de métodos de análise de óleos e gorduras. Suas pesquisas contribuíram grandemente para a identificação de óleos e gorduras e para detectar impurezas acidentais e intencionais.Foi Mestre em Ciência pela Universidade da Nova Zelândia – 1948-1950 – Doutor em Ciências pela Victoria Universityof Wellington, Nova Zelância, – 1960-1962-, Doutor em Ciência de Alimentos pela Unicamp, -1969-1971-, e Livre Docente pela Unicamp em 1985. Trabalhou nos cinco continentes.Autor de mais de 100 publicações científicas em polonês, português, inglês, francês, alemão, italiano, espanhol e grego, membro de instituições científicas, foi premiado pela Imperial Chemical Industries, e pelo SBCTA, com o Prêmio André Tosello, entre outras honrarias.

O Prêmio Leopoldo Hartman é concedido anualmente ou bienalmente a uma pessoa física no Brasil, norteada por benefícios de desenvolvimento científico e tecnológico, nutricional ou que promova a melhoria de vida dos brasileiros no tocante à área de Óleos e Gorduras. O merecedor do prêmio recebe um Prêmio de Annita Hartman, esposa de Leopoldo Hartman.

A primeira edição ocorreu no evento comemorativo dos 20 anos da SBOG – Novos Horizontes para a ciência e tecnologia de óleos e gorduras, em 2013. A escolha do premiado foi feita através de voto secreto em que participaram 10 profissionais renomados da área de óleos e gorduras. O premiado desta primeira edição foi o Prof. Dr. Luis Antonio Gioielli, atualmente professor na área de Ciência e Tecnologia de Alimentos da Universidade de São Paulo – USP.

LEOPOLD HARTMAN
LEOPOLD HARTMAN

Veja também

Filie-se

Veja as vantagens de ser associado da SBOG.


SBOG

Sociedade Brasileira de Óleos e Gordura

CNPJ: 73.974.073/0001-58
Universidade Federal de Santa Catarina

UFSC / CCA / CAL - Laboratório de Óleos e Gorduras
Rodovia Admar Gonzaga, nº 1.346 - Bairro Itacorubi
Florianópolis - SC - Brasil - CEP 88.034-001

SBOG