Edição 01/2020

SBOG Informa

PALAVRAS DA DIRETORIA
 

O lançamento da segunda edição do SBOG Informa vem acompanhado pela expectativa de toda a diretoria com a realização do V International Meeting on Fats and Oils – V IMFO. Estamos trabalhando para organizar um evento com pesquisadores e técnicos líderes nas suas áreas de atuação com muita informação de qualidade! O evento, que acontece nos dias   15 e 16 de outubro, vai abordar temas importantes como:

 

  • Agronegócio brasileiro
  • Avaliação de risco para ésteres de MCPD
  • Inocuidade de alimentos
  • Antioxidantes e seus benefícios para a saúde
  • Processamento de oleaginosas
  • e muito mais!

 

A participação do Dr. Vittorio Fattori da divisão de Food Systems and Food Safety da Food and Agriculture Organization of the United Nations (FAO), com a palestra “Risk assessment of MCPD esters: conclusions and recommendations from JECFA”,    já está confirmada.

 

A palestra “Bioativos fenólicos e potenciais benefícios à saúde” será ministrada pelo Prof. Dr. Mario Roberto Maróstica Jr. da Unicamp.

 

A presidente da Asociación Argentina de Grasas y Aceites – ASAGA, Engenheira Angela Orlando vai apresentar a palestra "Aspectos de Inocuidad Alimentaria: Sustancias Indeseables y exigencias de la Unión Europea".

 

O presidente da Associação Brasileira do Agronegócio - ABAG, o Engenheiro Marcello Brito, confirmou a palestra “O agronegócio no Brasil e os desafios para a produção sustentável”.    Fique atento porque estaremos atualizando o programa do evento semanalmente nas mídias sociais da SBOG.

 

Neste SBOG Informa são apresentados 2 artigos técnicos. Na sessão sobre processamento o nosso 2º tesoureiro Paulo Telles assina o artigo “O refino físico chegou para ficar”.    Na sessão de nutrição, dieta e saúde teremos a continuação sobre compostos bioativos em azeite de oliva com o tema Tocoferóis, de autoria da Presidente Jane Mara Block. Nossa Vice Presidente Juliana Neves Rodrigues Ract apresenta um resumo das palestras que foram apresentadas online no canal do YouTube da SBOG pela professora e pesquisadora Roberta Claro da Silva da North Carolina A&T State University, USA (Inovações em Lipídios para Fórmulas Infantis); e pelo pesquisador Renan Lima Doutorando na Memorial University of Newfoundland, Canadá (How phenolic antioxidants can prevent lipid oxidation and potentially promote health benefits).    As palestras gratuitas online são uma excelente oportunidade para toda a comunidade relacionada a óleos e gorduras interagir e atualizar ou ampliar seus conhecimentos na área.  A Prof. Itaciara Larozza Nunes, nossa 1ª tesoureira faz uma resenha do artigo “Recent advances in the spray drying encapsulation of essential fatty acids and functional oils” que acaba de ser publicado na Revista Trends in Food Science & Technology. Danilo Lima, nosso  primeiro secretário, traz as notícias sobre evento sobre o biodiesel e notícias sobre o plantio de soja. A Gisele Schlogl nos traz um breve resumo com informações sobre o primeiro evento totalmente online e gratuito que foi organizado pela AOCS em julho de 2020 e outras informações sobre a Food Ingredients South America - FISA..  

 

Nossa segunda edição foi preparada com muito esmero e carinho por toda a nossa equipe, que discutiu os temas, opinou, escreveu e/ou revisou o material que estava sendo preparado. Todo este conteúdo editado e organizado pela Gisele Schlogl para chegar a todos da maneira mais agradável possível!  Se você tem interesse em algum assunto e quer que o mesmo seja trazido para o SBOG informa entre em contato conosco pelo e-mail   sbog@oleosegorduras.org  que teremos o maior prazer em buscar e trazer para a nossa publicação.  

 

Seguimos com muita garra e com otimismo neste momento tão delicado para o mundo e especialmente para o nosso país que já confirmou neste início de mês mais de 100.000 mortes pelo COVID-19. Não perdemos a esperança de que ações mais drásticas e eficazes sejam tomadas e que o governo federal, dos estados e municípios se comprometam em respeito à toda população brasileira para que possamos vencer a pandemia e evitar que tantas vidas sejam perdidas de maneira gratuita. Não venceremos se o descaso, a falta de compromisso, de planejamento e de ações efetivas deixarem de nos chocar.    Não podemos perder a capacidade de indignação e de transformação desta indignação em cobrança por saúde para todo o povo brasileiro, que nada mais é do que um direito garantido pela nossa constituição. Só poderemos vencer e nos reerguer se nos unirmos para cobrar um combate ativo e responsável do Estado Brasileiro contra esta pandemia.   

Viagens Econômicas Miniatura do YouTube.png

Saiba mais sobre as palestras online realizadas

nesse último mês de Julho / 2020

Leia mais →

SBOG_informa_2.PNG

Compostos bioativos do Azeite de Oliva Parte II: Tocoferóis

Leia mais →

SBOG_informa_3.PNG

O refino físico chegou para ficar!

Leia mais →

SBOG_informa_4.PNG

Avanços recentes no encapsulamento por spray drying de ácidos graxos essenciais e óleos funcionais

Leia mais →

NOTÍCIAS

 

Para celebrar o   Dia Internacional do Biodiesel, comemorado no dia 10 de agosto, a Ubrabio e a Embrapa Agroenergia promovem durante essa semana de 10 a 14 de agosto de 2020, a primeira Biodiesel Week. O evento, totalmente online, conta com a participação de empresários, agentes públicos, jornalistas e pesquisadores para abordar diferentes aspectos do mercado de biodiesel no Brasil e no mundo. Serão oito webinars, totalizando cerca de 15 horas de apresentações e debates sobre diferentes questões em evidência atualmente no setor.   Leia mais aqui...

 

O   plantio de soja no Brasil, maior produtor e exportador global da oleaginosa, deverá aumentar 1,1 milhão de hectares na temporada 2020/21 que começa a ser plantada em setembro, o que resultaria em uma produção recorde de 132,6 milhões de toneladas, avaliaram analistas da Agroconsult ouvidos pela Reuters.   Leia mais aqui...

 

Nos dias 17 a 21 de agosto teremos um evento digital, o   WARM UP FISA, um evento inédito e único dentro da nossa cadeia, uma semana digital gratuita, com 05 dias e 07 horas diárias totalmente dedicados à inovação, conteúdo em diversos formatos, webinars ao vivo, debates, salas temáticas de bate-papo e muito networking e negócios para profissionais que buscam se destacar no novo setor de ingrediente alimentício! E tudo isso dentro de uma plataforma exclusiva com inteligência artificial.   Inscreva-se aqui...

 

A   Virtual 2020 AOCS Annual Meeting & Expo  aconteceu nos dias 29 de junho a 3 de julho de 2020, sua primeira conferência virtual com mais de 200 apresentações e registro gratuito. Foram apresentadas mais de 40 sessões sobre desenvolvimentos científicos e tecnológicos em gorduras, óleos, proteínas, surfactantes e materiais relacionados. As apresentações seguem gravadas ao vivo e disponibilizadas na   plataforma da reunião.    Os participantes registrados participaram de sessões de perguntas e respostas ao vivo com os apresentadores, acesso a pôsteres e apresentações orais de pesquisas dos principais especialistas da indústria e da academia e todos terão acesso a todas as apresentações, pôsteres e gravações sob demanda por um ano a partir de 29 de junho de 2020.

 

PRÓXIMOS EVENTOS

 

Aguardem as próximas palestras da   Série Palestras Online e Gratuitas da SBOG   que estarão no ar nos meses de julho e agosto.
No nosso canal, já passaram palestrantes como Hector Autino | Bunge, Ignácio Vieitez | Udelar, Danilo Lima | BR Process, Tayná Carvalho | Grace Brasil, Smyllei Curcio | FCStone, Renato Grimaldi | UNICAMP, Jane Mara Block | UFSC e Daniel Martelozo Consalter | Fine Instrument, realizadas nos meses de março a maio deste ano.

O público médio presente foi de:

  • Mais de 1400 pessoas;
  • + de 200 empresas participantes; 
  • + de 90 universidades participantes;
  • 7 países considerando América Latina, América do Norte e Europa.


Fique atento a nossas redes sociais, logo divulgaremos as datas para as próximas palestras dessa super série :)

 

Está confirmado!

O  V IMFO    será realizado nos dias   15 e 16 de   outubro de 2020   na segunda edição online com muitos assuntos atuais e discussão dos próximos desafios para a área de óleos e gorduras. Em breve as inscrições estarão abertas!

Texto alternativo

 

Seja membro da SBOG

 

A maior organização científica da área de óleos e gorduras no Brasil.

Alguns benefícios exclusivos para os membros:

  • Desconto no valor das taxas de inscrição e patrocínios nos eventos promovidos pela SBOG;
  • Acesso às palestras dos eventos na íntegra em arquivo no formato pdf e em vídeo;
  • Palestra online em eventos digitais promovidos pela SBOG;
  • Acesso aos dados do diretório de membros, lista de participantes de eventos e outros dados relevantes capturados pela SBOG;
  • Vídeo de publicação da empresa promovida junto a materiais técnicos divulgados no canal do YouTube;
  • Inclusão da logomarca na página do SBOG com link direcionado ao site da empresa;
  • Publicação mensal de material fornecido pela empresa nas mídias sociais: linkedin, facebook e instagram;
  • Recebimento trimestral da revista A&G da ASAGA - Associação Argentina de Grasas e Aceites;
  • Divulgação de assuntos ou notícias de interesse dos associados através do site e envio pela SBOG.


Estes benefícios são contemplados conforme cada categoria de filiação.
Você é um estudante, professor, pesquisador, profissional e empresário da área de óleos e gorduras, prestigie a nossa organização e participe como membro associado e nos ajude a expandir cada vez mais a nossa comunidade.

 

Forte abraço,

Equipe SBOG

Se você tem interesse em algum assunto e quer que o mesmo seja trazido para o  SBOG Informa  envie sua sugestão!

Teremos o maior prazer em buscar a informação e trazer para a nossa publicação.