Edição 06/2021

SBOG Informa

ESPAÇO CORPORATIVO

Produção de margarina, maionese e alimentos em geral.

Conheça mais sobre as soluções de embalagens da MT Ideas.

ESPAÇO SBOG

SBOG_CapaYouTube.jpg

O mais novo lançamento da SBOG está no ar! Chega o primeiro SBOG Debate com o tema  Processos Enzimáticos na Indústria de Óleos Vegetais . Previsto para acontecer em Junho / 2021. Logo você saberá mais detalhes dessa super novidade!

 

SBOG_CapaYouTube (1).jpg

No dia 17/03/21, foi publicada no Diário Oficial da União, a Resolução nº 481/21, que dispõe sobre os requisitos sanitários para óleos e gorduras vegetais. Leia mais aqui.

 

SBOG_CapaYouTube (2).jpg

Gerson Teixeira, Universidade Federal de Santa Catarina, apresenta o artigo intitulado Tecnologias Alternativas para Extração de Óleos Vegetais e explica como a demanda mundial por óleos e gorduras vegetais acentuou-se ao longo das últimas décadas, trazendo consigo diversas questões relacionadas à sustentabilidade e uso responsável de recursos naturais. Além disso, as exigências de qualidade e responsabilidade ambiental elencadas por algumas categorias emergentes de consumidores têm despertado na academia e na indústria a busca por formas alternativas de obtenção de produtos de origem vegetal, em especial os lipídios. Leia mais aqui. 

Notícias

 

  • Unidade móvel para produção de açaí

Mapa registra primeira unidade móvel produtora de açaí. As agroindústrias instaladas em unidades móveis, como balsas, possibilita a produção de frutas em regiões sem adequada estrutura de industrialização. Leia mais aqui.

 

  • Pesquisas para alavancar a produção de cacau no Brasil

Unidade Mista de Pesquisa do Cacau reúne experiência e tecnologia para alavancar produção nacional. Nova unidade é resultado da parceria entre Ceplac e Embrapa, com investimentos de R$ 4,7 milhões em quatro linhas de pesquisa. Leia mais aqui.

 

  • Mercado de óleo de soja

Futuros de óleo de soja CBOT atingem maior alta em 12 anos. Leia mais aqui.

 

  • Conheça a Definição e Classificação Internacional de óleos e gorduras

Se você ainda não conhece a Definição e Classificação de Mercadorias sobre óleos e gorduras vegetais e animais disponibilizados no site da FAO. Leia mais aqui.

 

  • O que dizem as associações de produtores sobre a redução da mistura de biodiesel

Abiove, Aprobio e Ubrabio apontam os impactos que a redução da mistura de biodiesel representa para toda a cadeia produtiva. Intervenção no mercado transfere todo o ônus da alta do preço dos direitos para o setor, com repercussão na informação de alimentos, desemprego e desinvestimento  Leia mais aqui. 

 

  • Emissão de carbono e sustentabilidade na produção de alimentos

Baixa emissão de carbono é aposta para produção sustentável de alimentos. A sustentabilidade caminha ao lado do setor agropecuário há muitos anos, contribuindo para equilibrar a produção de alimentos e a preservação do meio ambiente. Em propriedades rurais de todo o Brasil, é possível ver bons exemplos de produtores que aplicam como tecnologias de baixa emissão de carbono. Leia mais aqui.

 

NOTÍCIAS ASSOCIADOS CORPORATIVOS

 

A GRACE, empresa com vasta experiência no refino e pós tratamento de óleos e gorduras através das sílicas TRISYL®, possui em seu portfólio as sílicas cromatográficas DAVISIL®, que removem compostos de alto ponto de ebulição e compostos polares voláteis de sabor, bem como materiais indesejáveis ​​presentes no óleo, por exemplo, polímeros, pigmentos, colesterol, metais pesados ​​(mercúrio, chumbo, cádmio), PCBs e pesticidas. Além disso, os ésteres etílicos EPA e DHA podem ser buscados com alta pureza e rendimento por separação de óleo esterificado usando sílicas amino DAVISIL® ou sílicas C18. Leia mais aqui.

 

 

PUBLICAÇÕES CIENTÍFICAS

 

Comportamento do óleo de soja durante o estresse térmico. Texto Completo.

Micropartículas lipídicas sólidas carregadas com ácido ascórbico: Perfil cinético de liberação durante a estabilidade térmica. Texto Completo .

Caracterização de gorduras margarina zero ‐ trans produzidas a partir de óleo de semente de camélia, estearina de palma e óleo de coco usando estratégia de interesterificação enzimática.
Texto Completo.

Óleo comestível extraído de anchovas usando CO2 supercrítico: Disponibilidade de vitaminas lipossolúveis e comparação com óleos comerciais. Texto Completo.

 

FILIE-SE (1).png

Seja membro da SBOG

A maior organização científica da área de óleos e gorduras no Brasil.

 

Benefícios exclusivos para os membros:

  • Acesso digital a revista digital A&G da ASAGA - Associação Argentina de Grasas e Aceites.
  • Acesso às palestras dos eventos na íntegra em arquivo no formato pdf e em vídeo;
  • Desconto no valor das taxas de inscrição e patrocínios nos eventos promovidos pela SBOG.

 

Benefícios exclusivos Sócios Corporativos:

  • Palestra online em eventos digitais promovidos pela SBOG;
  • Vídeo de publicação da empresa promovida junto a materiais técnicos divulgados no canal do YouTube;
  • Inclusão da logomarca na página do SBOG com link direcionado ao site da empresa;
  • Publicação mensal de material fornecido pela empresa nas mídias sociais: linkedin, facebook e instagram;
  • Divulgação de assuntos ou notícias de interesse dos associados através do site e envio pela SBOG.


Prestigie a nossa organização participando como membro associado e nos ajude a expandir cada vez mais a nossa comunidade.

 

Forte abraço,

Equipe SBOG