A Sociedade Brasileira de Óleos e Gorduras é uma entidade sem fins lucrativos cujo principal objetivo é propiciar a difusão do conhecimento.

 

São oferecidos a seus associados e toda comunidade interessada, eventos, simpósios e cursos relacionados a área de óleos e gorduras.

 

Acadêmicos, pesquisadores e profissionais filiados a SBOG podem também integrar os Grupos de Trabalho, participando das atividades realizadas em conjunto com os membros da Diretoria.
livros.jpg

Publicações

sorteio.jpg

Sorteios

trabalhos.jpg

Exposição de Trabalhos

premios.jpg

Premiações

coquetel.jpg

Encontro de Amigos

A Sociedade Brasileira de Óleos e Gorduras (SBOG) foi criada no dia 20 de Setembro de 1993 em Campinas, SP, como resultado do trabalho do seu primeiro Presidente, o Professor Doutor Daniel Barrera-Arellano, pesquisador da UNICAMP. O Professor Daniel colocou em prática o projeto de unir os profissionais da área de Óleos e Gorduras no Brasil e colaborou durante todos estes vinte anos na consolidação da Sociedade, juntamente com os membros de cada Diretoria e dos Grupos de Trabalho. Ao final do seu primeiro mandato, despediu-se da Presidência da Sociedade com as palavras: “...Só um princípio regeu nossa atuação: a vontade férrea de contribuir na criação de uma sociedade de prestígio que venha a ser respeitada pelo seu trabalho honesto e desinteressado em prol de nossa área de atuação...”

 

Nos primeiros anos de atuação, a Metodologia Padrão Alemã, foi traduzida para o Português pela SBOG e amplamente divulgada no meio acadêmico e industrial.

Com o objetivo de difundir o seu trabalho, a SBOG se fez presente em eventos como a Food Ingredients, Fispal e Congressos da SBCTA.

 

Ainda marcou presença em reuniões relativas a atualização das normas de qualidade de óleos e gorduras junto a ANVISA – Agência Nacional de Vigilância Sanitária e o MAPA – Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

 

Por inúmeras vezes os Grupos de Trabalho reuniram-se nas dependências do Instituto Adolfo Lutz-SP, empresa Fulmont-SP, ITAL e no Laboratório de Óleos e Gorduras na FEA-UNICAMP, Campinas – SP, para discutir temas relevantes da Sociedade.

Desde a sua fundação a Sociedade promove eventos com o objetivo de propiciar o intercâmbio de informações técnicos-científicas e fomentar a educação continuada. Nos eventos organizados são apresentadas as tecnologias e pesquisas mais recentes da área de Óleos e Gorduras, em conferências científicas e técnicas; workshops e exposições de produtos e serviços.

Os eventos representam uma excelente oportunidade para o setor produtivo e a comunidade científica ter contato com as tendências e inovações do setor.

 

Também estimula a troca de informações e o intercâmbio de diferentes setores industriais e da academia. Nossos eventos contam com a participação maciça de pesquisadores, técnicos e industriais do setor.

Em parceria com a ASAGA – Asociación Argentina de Grasas y Aceites – a SBOG distribui trimestralmente aos seus sócios a Revista Aceites y Grasas.

Ao longo dos anos, a SBOG adquiriu diversos livros da área de óleos e gorduras e atualmente nossa biblioteca dispões de mais de 100 volumes.

 

Uma parceria entre a SBOG, a sessão Latino-Americana da AOCS (American Oil Chemist’s Society) e a editora Blucher tornou possível o lançamento dos livros Temas Selectos em Aceites y Grasas: Volumen 1: Procesamiento (2009) e, em 2012 o Volumen 2: Química. Em breve será lançado o Volumen 3: Aplicaciones. A série (editada pelos professores Jane Mara Block e Daniel Barrera-Arellano, com a colaboração de dezenas de técnicos e pesquisadores da área), foi lançada em espanhol com o objetivo de disponibilizar este importante material para todo o mercado latino-americano.

 

A mesma parceria entre a SBOG e a sessão Latino-americana da AOCS propiciou o lançamento do Programa Pesquisa Empresa em nível de Mestrado. Foi concedida uma bolsa para o pesquisador Julio Cesar Rocha do Laboratório de Óleos e Gorduras da UNICAMP por um período de 24 meses, sendo o projeto coordenado pelo Prof. Dr. Daniel Barrera-Arellano.

 

Juntamente com a ASAGA - Asociación Argentina de Grasas y Aceites – e a Corchiga – Corporación Chilena de Aceites y Grasas - a SBOG tem participação ativa na Sessão Latino-americana de a AOCS.